Em tempos da pandemia da Covid-19, as escolas estão realizando atividades no formato on-line, e uma das ferramentas utilizadas pelos educadores foi a apresentação dos brinquedos dos alunos para os colegas de classe. A Revista Gestão & Tecnologia descreve a importância dessa atividade em todas as fases do desenvolvimento da criança, pois o brinquedo proporciona um melhor desenvolvimento simbólico, estimula a imaginação, a capacidade de raciocínio e a autoestima dos discentes.

Entretanto, sabe-se que o estímulo de brincar não é o suficiente, e por esse motivo outras percepções devem ser levantadas durante o processo de desenvolvimento da criança. Há necessidade de a criança ser observada constantemente num olhar pedagógico, fato que muitas famílias se perdem, pois com a rotina árdua para manutenção, vários pais se esquecem de observar certos comportamentos que a criança vem apresentando. Diante disso, a abordagem de transtornos de ansiedade e depressão no ambiente escolar, mostra que as instituições de ensino devem ser uma aliada no enfrentamento a crescente ou agravante número de pessoas com ansiedade e depressão, inclusive em crianças e adolescentes, corroborando para evitar danos mais profundos quando evoluírem para a fase adulta.   

Percebe-se que um problema mal resolvido, desencadeia ao longo da vida do ser humano, um sofrimento psíquico, e se manifesta entre a vida pessoal e laboral, fato descrito em revisão que tange este assunto. Mas, a pessoa com qualquer tipo de sofrimento pode ser atendida em unidades hospitalares com critérios específicos, utilizando o Protocolo de Manchester. Esse sistema classificatório visa ações de atenção e gestão que incentivem um relacionamento de confiança entre equipes, clientes e serviços de saúde. Nessa referência, a adição de profissional no mercado deve ser em condições compatíveis com a sua formação, pois configura-se uma promessa de futuro, tanto por parte do sistema de ensino, quanto na profissão que venha a exercer.

Drª Lindomar Guedes Freire Filha

EDITORA-CHEFE

Publicado: 2021-07-08