A MODERNIDADE LÍQUIDA E OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Ludimila Oliveira Lima Meirelles Unifan
Palavras-chave: Modernidade. Ansiedade. Depressão. Educação. Escola

Resumo

A humanidade vive em um mundo em constante transformação. O sociólogo Zigmunt Bauman denomina a atualidade como sendo uma modernidade líquida. Neste sentido, será traçado um paralelo entre essa modernidade e o crescente ou agravante número de pessoas com transtorno de ansiedade e depressão. A escola tem um papel fundamental frente ao desafio de lidar com crianças e adolescentes diagnósticas com esses males. A instituição de ensino deve ser uma aliada no enfrentamento dessas doenças, na busca por entendê-las e formas de se adaptar às novas realidades, e permitir um diagnóstico preciso desses transtornos, visando um melhor ensino-aprendizado, evitando danos mais profundos. A modernidade e as tecnologias devem que ser encaradas como parte da transição humana, com o intuito de auxilia-la da melhor forma possível.

Publicado
2021-07-07