O Controle do Estoque descrito no artigo “Controle de estoque, sob a perspectiva da Administração e Ciências Contábeis” mostra a importância do gestor em analisar as reais relevâncias para se obter melhores resultados de controle. Entretanto, a má gestão de proprietários pode desencadear dificuldades para o empreendimento, principalmente nas pequenas empresas. Por outro lado, a figura de um administrador e contador com uma visão holística é assertiva de bons controles de estoques, sendo fundamental para o sucesso econômico-financeiro das organizações comerciais.

É na Construção Civil (CC) que se vislumbra a necessidade de controle de estoques, observadas nas descrições do artigo “Senador Canedo-GO: consequências da pandemia sobre a Construção Habitacional”. Nesse artigo, foram realizadas pesquisas de campo durante a pandemia da Covid-19, o que permitiu verificar as alterações no cotidiano das empresas e perceber que a CC se adaptou, mantendo os trabalhadores das obras já iniciadas saudáveis e assim prosseguiram durante todo o período de disseminação do vírus.

Mas é nessa jornada que se observa o quanto a mulher brasileira está inserida nos diferentes mercados de trabalho e mostra as barreiras ao labor feminino, e no Brasil são maioria. Enfrentam desafios na sua valorização profissional, no alcance de bons cargos e nas desigualdades dos espaços corporativos. É nessa construção de um retrato da estrutura produtiva, do trabalho e do rendimento deste segmento no País que as brasileiras também se destacam.

Na sequência, o artigo “O alcance das normas ambientais na gestão das empresas”, traz uma percepão sobre as entidades que aplicam a sustentabilidade ambiental, sistematizam as normas e leis ambientais regentes no País, com vistas à proteção da natureza e à saúde da sociedade.

A saúde da sociedade é descrita no artigo “A necessidade da atenção farmacêutica na Hipertensão Arterial Sistêmica-HAS”, mostrando que a adesão ao tratamento, assim como o uso correto dos medicamentos, são fatores preponderantes para o sucesso terapêutico. O profissional farmacêutico orienta o uso correto dos medicamentos com vistas a evitar a superdosagem, horários errados, uso inadequado. Quando a medicação é associada a um estilo de vida saudável, tem-se um resultado significativo para o paciente.

Finaliza-se com a apresentação de três resenhas sobre três obras distintas e conclui-se com a citação de Divaldo Franco, o “livro é um amigo silencioso para as horas difíceis da nossa existência”. Assim, a Revista Ciências & Tecnologia, da Faculdade Delta, completa 2023 com artigos sobre a temática da ‘Construção’, da ‘Mulher no mercado de trabalho’ e a ‘Saúde da sociedade no que tange à Hipertensão Arterial Sistêmica’.

 

Obrigada aos autores, avaliadores, colaboradores e leitores.

Drª Lindomar Guedes Freire Filha

EDITORA-CHEFE

Publicado: 2023-12-29

Artigos