O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

SUBMISSÃO:

A submissão de trabalhos deve ser feita exclusivamente via sistema eletrônico.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

  1. Os trabalhos não podem ter sido previamente publicados.

 

  1. Poderão ser aceitos até dois trabalhos por autor e outro em co-autoria (até 6 autores), por edição.

 

  1. O Processo de Avaliação dos trabalhos será por Pares, sendo mantido sigilo dos autores, garantindo parecer isento de qualquer influência. Cada membro indicará aprovação, ajustes ou recusa ao texto. O artigo que precisar de correção será enviado ao autor principal, contabilizando a data de postagem da comissão e o reenvio de até 30 dias.

 

  1. Seções  

- Artigos Originais: são trabalhos resultantes de pesquisa original, de natureza quantitativa ou qualitativa. Deve apresentar necessariamente a Introdução, Métodos, Resultados e Discussão e Conclusão. (20 laudas, sem a contagem do anexo).

 

-Artigos de Revisão: são análise crítica sistematizada da literatura. Incluir com clareza a delimitação do problema, dos procedimentos adotados e conclusões. (15 laudas).

 

-Artigos de Atualização ou Divulgação: são trabalhos de descrição e/ou interpretação sobre determinado assunto, considerado de relevância na atualidade. (10 laudas).

 

-Comunicações breves/Relatos de caso/experiência:  deve estar amparada em referencial teórico que dê subsídios a sua análise. Apresentação em até 10 laudas.

 

-Resenha: é a análise descritiva e analítica de obra publicada de relevância. (05 laudas).

 

-Resumos de Teses e Dissertações: são resumos expandidos apresentados com até 500 palavras, em português, inglês e espanhol, sem incluir o título.

 

  1. Estrutura dos trabalhos:

Página 01

- Título (fonte 14 – negrito - centralizado – maiúsculo-espaço simples) e sua respectiva tradução para o inglês.

- Autor(es) e Instituição (justificado, separados por ponto-e-vírgula, fonte 10, com referências de (1, 2,...5: sobrescrito) vinculação profissional, atuação e contato devem ser explicitados em nota de rodapé). Todos os autores devem ser listados centralmente, um abaixo do outro e ser identificado com seus respectivos ORCID (ao lado do nome)

 

Páginas 02  

- Resumo e Palavras-chave: 1) parágrafo único, fonte 10, espaço simples e até 250 palavras, estruturado de forma a conter: objetivo, métodos, resultados e conclusão; 2) usar os termos do Medical Subject Headings, do Index Medicus (http://www.nlm.nih.gov/mesh/) para três a cinco palavras-chave e; 3) o resumo em inglês (Abstract), representando a tradução do resumo para a língua inglesa e três a cinco palavras-chave em inglês (Keywords). As palavras-chave e Keywords devem ser separadas por ponto.

 

Página 03 em diante

- Corpo de texto (fonte 12 – normal – justificado, parágrafo 1,0cm): Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Considerações finais ou Conclusões; Agradecimentos (parágrafo único e se necessário) e Referências.

- As citações devem obedecer a  ABNT 10520/2023

Pesquisas que envolvam animais ou seres humanos, haverá necessidade de comprovação prévia por um comitê de ética em pesquisa relacionada.

- Referências: fonte 12, espaço simples, em ordem alfabética, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, NBR 6023:2018).

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o Index Medicus (List of Journals Indexed: http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html). Se o periódico não constar nessa lista, colocar o nome conforme se abrevia ou por extenso. Não utilizar "comunicações pessoais" ou "observações não publicadas".

        A seguir modelo de referência adotado pela revista:

 

Livro

LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 165p.

GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. Tradução: Maria Antonia Simões Nunes, Duílio Colombini. São Paulo: Atlas, 1992. 186p.

 BAVARESCO, A.; BARBOSA, E.; ETCHEVERRY, K.M. (org.). Projetos de     filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http ://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf.  Acesso em: 21 ago. 2011.

 

Capítulo de livro

FIGUEIREDO, L.T.M.; BENEDITO, A.L. In: VERONESI, R.; FOCACIA, R. (Org.). Tratado de Infectologia, 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2004. p.204-217. 2320p.

 

Tese (Doutorado), Dissertação (Mestrado), Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) e Graduação (Trabalho de Conclusão de Curso)

RODRIGUES, A.L.A. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. Orientador: Mario Ferreira Junior. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

PINTO, M.F.A. Aspectos sobre os cuidados com o paciente intubado em ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva. Orientadora: Lindomar Guedes Freire Filha. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Urgência e Emergência na Unidade de Terapia Intensiva) – Faculdade Unida de Campinas, Goiânia, 2019.

 

Artigo de revista

MENDONÇA, L.; SUTTON, R. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistado: Mitchekk Baker. HSM Management, São Paulo, ano 12, v.5, n.70, p.102-106, set./out. 2008.

 AMORIM, D.R. Estudos em adolescentes com HPV. Rev. de adol, v.5, n.2, p.14-18, 2015.

 NOGUEIRA, R.M.R.; ARAÚJO, J.M.G.; SCHATZMAYR, H.G. Dengue viruses in Brazil, 1986-2006. Rev Panam Salud Publica, v.22, n.5, p.358-363, 2007.

 

Eventos (Simpósio, Semanas, Congressos, Jornadas, Encontros, Seminários)

BRAYNER, A.R. A.; MEDEIROS, C.B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p.16-29.

 

Documento jurídico

Legislação

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320p.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

CURITIBA. Lei nº 12.092, de 21 de dezembro de 2006. Estima a receita e fixa a despesa do município de Curitiba para o exercício financeiro de 2007. Curitiba: Câmara Municipal, [2007]. Disponível em: http://domino. cmc.pr.gov.br/contlei.nsf/98454e416897038b052568fc004fc180/e5df879ac6353e7f032572800061df72. Acesso em: 22 mar. 2007

 

  1. Formato: Word for Windows, A4, Times New Roman, espaço 1cm (notas de rodapé e citações com fonte 10) e 1,0 cm (corpo do texto, tamanho 12), margens 2cm, numerando as páginas no canto superior direito.

 

  1. As figuras devem ser apresentadas com resolução mínima de 300 dpi e devidamente referenciada no texto, além de sua referência (fonte ou referência, autor e data). Espaço simples, fonte 10.

 

  1. Os casos omissos devem seguir as regras gerais da ABNT 6023/2018.

 

  1. A tradução para o idioma inglês do resumo e a revisão ortográfica de texto no idioma português é de inteira responsabilidade do(s) autore(s).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.