EXPANSÃO E DESVALORIZAÇÃO DOS DIPLOMAS:
O QUE DIZEM OS DADOS ACERCA DO EXAME DE ORDEM?
Resumo
O artigo, utilizando-se das categorias de análise da sociologia reflexiva do sociólogo Pierre Bourdieu (2007, 2008, 2015), aborda aspectos que ajudam a refletir sobre a classificação e desclassificação dos diplomas no contexto de expansão do número de matrículas na Educação Superior brasileira via instituição privada, aspectos que configuram uma espécie de mercado de diplomas. Considerando a lógica do mercado de trabalho, indaga sobre as possíveis consequências da ampliação dos Cursos de Direito, no Brasil, tendo como referência um estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).Assim, é possível falar em desclassificação de diplomas também para esse grupo devido a ampliação constante do número de advogados no país?Nessa direção,a inserção desse profissional no mercado pode ocorrer em condições não compatíveis com a sua formação, configurando-se uma promessa de futuro adiada por parte do sistema de ensino, que pode servir aos interesses de manutenção e reprodução da sociedade capitalista.