O meio ambiente, que significa ‘andar ao redor’, refere-se àquilo que cerca todos os seres vivos. É com essa vertente que o editorial deste semestre, associado ao curso de Pedagogia da faculdade Delta, homenageia o direcionamento que discentes pedagogas deram para as orientações prático-pedagógicas às crianças do Ensino Fundamental. Numa abordagem de construir olhando para a natureza de forma harmônica com a Arte fizeram com que o ‘olhar de todos os participantes’ colaborasse com a criação artística que há dentro de cada desenvolvimento humano na fase de criança.

A descoberta do fogo trouxe ao período pré-histórico uma das artes mais importantes para a evolução da humanidade, a fricção entre duas pedras, uma contra a outra, reproduzindo uma faísca, que antes era vista como um fenômeno natural de suas cavernas, e que agora não precisava esperar um raio cair em árvores para obter fogo. O seu domínio trouxe, além de benefícios, malefícios para a natureza e ao homem. O fogo realizado de forma inconsciente leva às queimadas e incêndios florestais, empobrecimento do solo, extinção de animais, seca das nascentes, poluição do ar, surgimento de doenças e aquecimento global. Esses, são alguns dos males presentes na Terra após tanta interferência humana por benefícios particulares. É nessa abordagem que se deve ler o artigo “O ser humano e o domínio do fogo”.

Com a arte do fogo o homem percebeu a necessidade de fritar os alimentos com a gordura animal em suas culinárias, facilitando a mastigação. A evolução da espécie humana levou a novas descobertas e usos, o que desencadeou a problemática ambiental que tem sido cada vez mais preocupante, a exemplo, os derramamentos de óleo nos corpos d’água. Mas práticas sustentáveis e orientações específicas podem minimizar os impactos do uso de óleo de cozinha e é com a descrição do artigo “Óleo de cada dia e ações para proteção ambiental” que se pode conhecer sobre o assunto.  

No ambiente há, também, flores e foram as imagens do “Os jardins de Monet em Giverny” que inspiraram a idealização e criação da importância de trabalhar a jardinagem com as crianças desde a educação infantil, mostrando na prática o plantio e a relevância das plantas para o bem-estar de todos os seres vivos. O artigo “Jardinagem nos anos iniciais” começou com o vislumbre da pintura de Claude Monet em Paris e concluiu-se com o lindo poema ‘Leilão de Jardim’, de Cecília Meireles, jornalista, pintora, poetisa, escritora e professora brasileira.

 

A realização de um jardim deve ser ancorada em estímulos que faz do ofício agradável momento de criação e foi com a disciplina “Didática e Formação de Professores”, por indicações da prof.ª Me. Débora Mirtes dos Santos Ravagnani Dias, que se teve a ideia de disseminar a sementinha da arte. A exemplo, foram demonstrados os trabalhos da artista Flora Forager que idealizou em suas obras o retrato da artista Frida Kahlo e “Pássaro de fogo” que faz lembrar uma frase, ícone: pés, para que os quero, se tenho asas para voar (Frida Kahlo). Essas ideias culminaram com o artigo “O poder das sementes para alunos do Ensino Fundamental”, pois o uso das sementes, independente do resultado obtido após seu plantio, nunca deixará de ter utilidade para os seres vivos, sendo a instituição escolar, o local onde se forma adultos responsáveis, capazes de tomar decisões e desenvolver sua criticidade por meio das experiências entre os estudantes e o professor.

 

O plantio com sementes ou outras formas de florescimento favorecem alimentos que podem ser consumidos como meio de subsistência, ser doados ou vendidos em supermercados ou em feiras livres, fato importante para a alimentação de inúmeras populações. Mas são nas feiras livres que se conhece a cultura de uma cidade, além de funções, organização e o meio ambiente deixado após o ofício. Foi pensando nessa sequência que o artigo “Feiras livres: uma cultura urbana”, descreve esse espaço urbano como fonte de abastecimento alimentar e gêneros diversos, validando sua importância econômica e social, e é geralmente utilizada pela sociedade para comprar produtos indispensáveis às suas necessidades diárias.

 

São nos espaços populacionais que também se percebe a diversa quantidade de resíduos jogados no meio ambiente, nas ruas, praças, nos rios, dentre outros. Foi pensando nesses resíduos que o texto do artigo “Abordagem sobre reciclagem e o meio ambiente” vem abordar a importância da reciclagem dos resíduos e a ação ecológica para diminuir o impacto causado ao meio ambiente, os 5Rs e os processos de reciclagem, além de influenciar economicamente e gerar empregos para muitas famílias.

 

Assim, a Revista Ciências & Tecnologia da Faculdade Delta inicia 2023 com artigos que revelam a importância do meio ambiente e projetos pedagógicos que estimulam alunos do Ensino Fundamental a pensar, participar, criar, recriar para tornarem cidadãos colaborativos e modificadores em prol do meio em que vivem, respeitando a necessidade da comunicação de diversas formas.

 

Obrigada aos autores, avaliadores, colaboradores e leitores,

Drª Lindomar Guedes Freire Filha

EDITORA-CHEFE

Publicado: 2023-07-14

Artigos