O SER HUMANO E O DOMÍNIO DO FOGO

  • Lindomar Guedes Freire Filha
  • Elandes Borges Lázaro
  • Fernanda Gabriela Costa Martins
  • Maria Clara Messias Capingote
  • Naira Millena da Silva Pires
  • Debora Mirtes do Santos Ravagnani Dias
Palavras-chave: Fogo. Ensino Fundamental. Aprendizagem. Participação.

Resumo

Este artigo tem o objetivo investigar quais são as representações sociais relacionadas ao uso do fogo para estudantes do Ensino Fundamental A metodologia se baseia nas informações recebidas pelos alunos do quarto ano (ensino fundamental) durante o estudo das cinco aulas sequenciais apresentadas. O grupo utilizou sites e artigos para ampliar e fortalecer as citações. Os estudantes fizeram atividades, pesquisas e vídeos que melhoraram o processo de aprendizagem. O estudo apresentou aspectos da descoberta do fogo pelo homem no período neolítico até os tempos atuais, destacando os pontos positivos (cozinhar, aquecer, manipular vidro, metal) e pontos negativos (queimadas, poluição, acidentes domésticos, efeito estufa). O educando aprendeu a ser crítico, ativo e criativo, se apropriando do conteúdo apresentado no projeto.

Publicado
2023-07-14