A comunicação é a principal de relação para haver crescimento da humanidade e é nesse caminho que o artigo “Trajetória social, família e escola versus meio ambiente”, aborda sobre a importância da comunicação na preservação ambiental. Porém, sabe-se que esse é o fator que leva o homem a contar suas diversas histórias, conforme vistas nas descrições dos artigos desta edição.

 O Brasil, desde 1555, já demonstrava o Estado Laico que ia se tornar. A religião católica, apesar de ser mantida como a religião do Estado, não encontra respaldo na Constituição Brasileira, que reconhece as mais diversas manifestações religiosas. Dentre essas, o protestantismo cresceu. Uma retrospectiva dessa trajetória é observada em “Introdução ao protestantismo no Brasil: justiça e misericórdia”

 Hoje, sabe-se que tantas outras evoluções aconteceram no mundo e a nação brasileira se renova diariamente com os progressos das leis e atitudes do nascimento. Sobre as leis, são observados dois artigos. O primeiro, “Análise da exclusão social ligada à criminalidade e à ressocialização”, mostra as normas e leis que devem contribuir de forma adequada para a inserção social da população ex-presidiária, e o que pode ser feito para melhorar essa efetivação; o segundo, “A imagem da mulher vítima de violência doméstica”, descreve sobre um grande desenvolvimento positivo de políticas, assim como órgãos policiais para haver uma maior defesa das mulheres, sendo considerado um trabalho árduo. Para ser realizado em sua totalidade, deve-se fazer as denúncias dos algozes. Complementando as atitudes e procedimentos, destaca-se o texto “Evolução histórica do parto humanizado”, seus avanços e melhorias na atenção ao parto e nascimento associado à sociedade que está diariamente envolvida com conhecimentos, práticas e atitudes que buscam a promoção do parto e nascimento saudáveis.

 Há momentos destacados nas diferentes evoluções humana, como os atos de aprender a escrever e a olhar o mundo de forma numérica, em suas finanças. Isso é desenvolvido no artigo “Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) [...]”, ao avaliarem 50 estudantes que são, antes, trabalhadores, categoria essencial para compreender-se marcas do processo de ensino/aprendizagem. Esses, ao concluírem o Ensino Médio, há um aumento da autoestima, permitindo melhorar o desempenho profissional e a visão da vida e do mundo. No que tange às formas numéricas, “Análise dos indicadores financeiros [...]”, mostra que a era tecnológica trouxe avanços que facilitam o cotidiano das pessoas e que no ramo financeiro essa evolução se apresentou no surgimento de bancos digitais, instituições financeiras que não possuem agências físicas, mas aplicativos.

 Assim, a Revista Ciências & Tecnologia da Faculdade Delta, termina 2022 com artigos que revelam para a sociedade, o quanto se modifica ao longo das trajetórias, mas para se manter há necessidade da comunicação ativa de diversas formas.

 

Gratidão aos nossos autores, avaliadores, colaboradores e leitores,

Drª Lindomar Guedes Freire Filha

EDITORA-CHEFE

Publicado: 2023-01-01

Artigos