JUVENILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ARCO IRIS, GOIÂNIA/GO

  • Maria José Nascimento SEDUC/SME-GO
  • Edna Maria de Jesus
  • Nelson Carneiro Júnior
  • Orita de Souza Medrado
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva
Palavras-chave: Educação. Autoestima. Trabalhador. Profissionalização. EJA.

Resumo

O estudo objetiva apresentar experiência de profissionais, que atuam na Educação de Jovens e Adultos-EJA. A pesquisa é qualitativa com jovens/estudantes, entre 18-25 anos, matriculados no Centro de Educação de Jovens e Adultos Arco Iris (CEJAAI). Os procedimentos metodológicos foram a coleta de dados em salas de aula, utlilizando dez questões objetivas/subjetivas, aplicado a 50 estudantes de sete turmas. A pesquisa revelou que a EJA é uma modalidade complexa, que engloba num mesmo espaço duas categorias sociais distintas da nossa sociedade. Os “jovens” e “adultos”. Nas salas/determinado grupo há várias culturas/religiões/profissões e, ao  mesmo tempo em que é solicitad uma igualdade há uma diversidade muito grande. Os estudantes apontam que há uma baixa autoestima por ser presente a condição  de excluído(s), o que é próprio da desigualdade social existente. Por isso, não podem ser tratados de forma isolada, nem dissociada das questões sociais/políticas/econômicas. Pensar e trabalhar com a EJA, significa levar em consideração que este aluno é antes um trabalhador, categoria essencial para compreender-se  marcas do processo de ensino/aprendizagem. Os estudantes associaram a profissionalização e a conclusão do ensino médio como um aumento da autoestima, permitindo se sentri que pode resolver com mais autonomia os problemas do cotidiano, além de melhorar o desempenho profissional e a visão da vida e do mundo.

Publicado
2023-01-01