O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DOS JOGOS E BRINCADEIRAS

  • Karina Miranda Machado Borges Cunha Faculdade Delta
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Ludicidade. Aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação inclusiva e no desenvolvimento do aluno com as dificuldades de aprendizagem, adaptando a metodologia de ensino para ajudar e estimular essa criança. Não estamos adotando práticas ou instrumentos para contornar as dificuldades de aprendizagem, estamos buscando a dinamicidade e inovação, integrando atividades lúdicas, adotando ferramentas de apoio ao ensino. O objetivo é incentivar o aluno, de uma forma modesta a desafiar sua concepção sobre as suas próprias limitações. Os alunos com dificuldades de aprendizagem vão aos poucos transformando a imagem negativa do ato de conhecer, tendo uma experiência em que aprender é uma atividade interessante e desafiadora. Abordando também a importância da ludicidade como método no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para compreensão melhor deste estudo, demonstramos a evolução histórica e a importância das teorias sobre a evolução da criança segundo Vygotsky.

 

Publicado
2019-07-01