SENADOR CANEDO-GO

CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA SOBRE A CONSTRUÇÃO HABITACIONAL

Palavras-chave: Covid-19. Construção Civil. Senador Canedo. Comercio. Trabalhadores.

Resumo

O artigo objetivou realizar uma abordagem sobre a Covid-19 na Construção Civil em Senador Canedo/CCSC e mostrar a situação da construção utilizando pesquisa de campo. Primeiramente, foram analisadas fontes oficiais, como sites da OMS, MS, IBGE e IMB, além de artigos científicos. Posteriormente, uma pesquisa de campo com entrevistas aos gerentes de lojas de CCSC, questionando: 1-Ouve impacto nos lucros de seu comercio? 2-Ouve impacto nos fornecimentos de materiais? 3-Ouve impacto no número de vendas? 4-De modo geral, ouve um impacto positivo/negativo em seu comercio? A pandemia/Covid-19 teve consequência imediata um lockdown mundialmente. Goiás decretou/corroborou para contenção pandêmica e SC, tembém declarou emergência em saúde pública, fechando comercio, mitigando a disseminação. A CC foi considerada de relevância e continuou atividades nos canteiros de obras, estipulando distanciamento de dois metros e o uso de EPI’s, e dessa forma o comercio ofereceu o necessário a população.  As lojas de CCSC apresentaram: 1-lucros de 50% conseguiram equilíbrio financeiro das empresas; 2-queda total no fornecimento de materiais pelas indústrias, e várias empresas de insumos, diminuiu a oferta de produtos; 3-as vendas continuaram em seu ritmo quase “normal”, mas os estoques não foram abastecidos dentro da sua logística habitual; 4-As empresas se adaptaram à nova realidade, treinando todos e qualificando para atender o cliente e garantir a continuidade dos serviços. Em SC a Covid-19 trouxe alterações no cotidiano das empresas e CC se adaptou, mantendo os trabalhadores das obras saudável que iniciaram e prosseguiram durante o período de disseminação do vírus.

 

Biografia do Autor

Felipe Corrêa Veloso dos Santos, Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Instrutor e Conselheiro da AcadGEO. Co-Fundador da Blue Point Geotecnologias e Agricultura de Precisão. Doutor em Solos e Água pela Universidade Federal de Goiás. Atua desde agosto de 2012 na docência universitária lecionando disciplinas na área de recursos hídricos e estatística (Modelagem matemática, Probabilidade e Estatística, Estatística Aplicada, Climatologia Agrícola, Irrigação e Drenagem, Fenômenos de Transporte, Hidráulica e Hidrologia). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Modelagem em Recursos Hídricos (GEMORH), membro da Associação Brasileira de Recursos Hídricos desde 2014 (ABRHidro), membro do comitê de apoio a pesquisa (COAP) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2018 e revisor cientifico. Tem interesse em pesquisas nas áreas de recursos hídricos e ciência de dados, com ênfase em física do solo, dinâmica de água no solo e fenômenos hidrológicos.

Lindomar Guedes Freire Filha, Freire filha, Faculdade Delta

Possui graduação em Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará (1984), mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2004). Tenho experiência na área de Parasitologia e Saúde Coletiva com focos em populações indígenas, Saúde do Idoso e Transgêneros. Sou docente da Faculdade Delta e desde 2022 sou pesquisadora e docente voluntária do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília. Estou realizando mais duas especializações (Saúde Pública - Auditoria de Serviços de Saúde e Estratégia de Saúde da Família; e Análises Clínicas e Toxicologia).

Publicado
2023-12-29