A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

Palavras-chave: Mulher. Trabalho. Profissional. Mão de Obra. Estrutura Produtiva.

Resumo

O estudo teve como objetivos, descrever a evolução da mulher brasileira no mercado de trabalho e mostrar as barreiras ao labor feminino. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de cunho documental. As buscas dos artigos foram retiradas do Google Acadêmico com as descrições de palavras-chave: mulheres, profissões e outras pertinentes ao tema.  O recorte histórico foi circunscrito a trajetória da mulher no mercado de trabalho no país, com abrangência do século XX e XXI. As mulheres são maioria da população brasileira e, no mercado de trabalho, enfrentam desafios na sua valorização profissional. No Ensino Superior, são maioria e esse é um dos caminhos mais indicados para quem precisa se qualificar e alcançar um bom cargo e, assim, diminuir as desigualdades nos espaços corporativos. Infelizmente, no Brasil, há cenários desiguais até quando se compara os salários das operárias pela cor da pele e, aos homens no mercado de trabalho. Contudo, o Brasil vem reduzindo o gap (lacuna, vão ou brecha) do emprego formal entre o sexo feminino e masculino, embora com diferentes magnitudes e ritmos ao longo do tempo, o que tem contribuído para consolidar a sistematização e disseminação de estatísticas sobre o papel da trabalhadora brasileira, auxiliado, igualmente, na construção de um retrato da estrutura produtiva, do trabalho e do rendimento deste segmento no País. Pode-se concluir que embora tenha havido muitas conquistas há, ainda, bastante trabalho a ser feito para que a igualdade de sexo seja alcançada nas mais diversas esferas da sociedade produtiva brasileira, destacando, aí, a inclusão tecnológico-digital.

Publicado
2023-12-29