Nesta edição da Revista Gestão & Tecnologia, destaca-se o tempo histórico, e as mudanças das sociedades humanas, marcada pela descrição da luta dos trabalhadores na Revolução Industrial iniciada na Inglaterra. Nesse contexto é descrito o conjunto de transformações nas indústrias, na agricultura, no transporte, nos bancos, no comércio e também nas comunicações, culminando com o desenvolvimento das nações, com as mudanças de hábitos e inovações tecnológicos. Mas, destaca-se que esse período foi de grande sofrimento aos mais necessitados, pois milhares de vida e projetos familiares foram ceifados, e dessa forma, revelou-se o verdadeiro comportamento socioeconômica da história do homem. Nessa vertente, as “Memórias das Histórias”, foram acentuadas na “Semana Multidisciplinar da Instituição Faculdade Delta, com narrativas sobre a memória pessoal e os variados comportamento em diferentes etapas cronológicas. Também nesta edição, foi conhecida as descrições observadas com as ocupações em áreas verdes da cidade de Goiânia (Goiás/Brasil), desde a década de 1930, considerando o papel de interesses privados e também do marketing, sendo desse modo, o homem descrito como agente da sua própria história.

Nessa tendência, consta o papel do professor no contexto da educação inclusiva, sendo esse profissional protagonista da história, apresentado através de ações pedagógicas acolhedoras que atendem os alunos com deficiência no Ensino Regular. O objeto é que o educando possa se desenvolver como sujeito e sua história seja mais humanizada. Associado à assistência humanizada, o panorama dessa conduta é narrado através de aspectos físicos, emocionais e socioculturais, bem como na individualidade e integralidade de cada mulher. Nesse sentido foi destacado o papel da Enfermagem no cuidado da mulher em um momento frágil e forte de sua vida, que é o parto. Nesta edição evidencia ainda, que as histórias são para todos e todas, independentemente da escolha do gênero. Essa é a história em formato de relato de experiência contado em um consultório na rua, que descreve o cuidado com as mulheres transgênero, e que propõe uma reflexão para entender esse público que se apresenta em estado de vulnerabilidades e com grandes barreiras de acesso à saúde.

Assim, mais uma vez a Revista Ciências & Tecnologia da Faculdade Delta, contribui com artigos que revelam a história diária da sociedade, suas condutas e evolução humana.

 

Gratidão aos nossos autores, avaliadores, colaboradores e leitores.

Drª Lindomar Guedes Freire Filha

EDITORA-CHEFE

Publicado: 2022-07-08

Artigos