O JOGO TANGRAM COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA INICIAL PARA A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Márcia Friedrich Faculdade Unida de Campinas
Palavras-chave: Palavras-Chave: Tangram. Jogo na Aprendizagem. Geometria

Resumo

O estudo que segue mostra os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo que teve como tema: O Jogo do Tangram pode se configurar como possibilidade didática inicial para a Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O referido estudo teve como objeto de pesquisa e análise uma escola situada no município de Morrinhos-GO, a qual atende aos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de primeira fase, nos turnos matutino e vespertino, na modalidade regular conforme a Legislação Federal, Estadual e Municipal em vigor. Os sujeitos envolvidos na pesquisa somaram em 25 alunos, o método utilizado para a pesquisa em questão fez-se com base na pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador vai a campo e participa torando-se também pesquisa participante bem como estudo de caso, tendo em vista que  a mesma não se preocupa necessariamente com a representatividade numérica e/ou gráfica, mas sim com a compreensão de um determinado assunto dentro do questionamento proposto. A coleta de dados deu-se por meio de registros fotográficos, com o propósito de fundamentar o objetivo da pesquisa mostrando as compreensões e a interpretação dada pelas crianças mediante o próprio jogo tomado como possibilidade didática para o ensino das estruturas geométricas. Os resultados obtidos mostram a compreensão expressada pelas crianças durante a pesquisa, e chama a atenção para a importância de aulas diferenciadas, tanto para o professor quanto para o aluno, por meio de formas diferentes, com novas ideias de ensino, podendo contribuir para uma melhor aprendizagem.

 

Publicado
2018-12-09