DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Lizandro Poletto Faculdade Alfredo Nasser
Palavras-chave: Aprendizagem. Alfabetização. Educação Infantil.

Resumo

Neste artigo propusemos analisar os desafios e as possibilidades da alfabetização na educação infantil, tendo em vista o excesso do lúdico na atualidade. Nesse contexto, questionamo-nos qual seria o papel do professor. Dar início ao processo de alfabetização não significa a perda da infância, mas sim o acúmulo precioso do conhecimento. Por esse ângulo, os objetivos da pesquisa foram os seguintes: analisar a gênese do processo de alfabetização no Brasil e quais foram os seus pioneiros; abordar a breve história deste período; apresentar a história do lúdico e o seu surgimento; e, por fim, compreender os desafios e as possibilidades na Educação Infantil. A metodologia adotada para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, tendo como auxílio teórico, principalmente, os seguintes autores: FERREIRO (1985), SOARES (1999), SNOW (2017), VYGOTSKY (1998), dentre outros.

Publicado
2018-12-09