DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO

O ACESSO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA À REDE DE ENSINO PÚBLICA NO ESTADO DE GOIÁS

  • Rafaella Rodrigues de Castro PUC-GO
Palavras-chave: Palavras-chave: Educação inclusiva, Direito constitucional à educação, Pessoa com deficiência.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a educação inclusiva aplicada na rede de ensino pública no estado de Goiás. A partir do direito constitucional de acesso à educação e com base no aspecto histórico da educação inclusiva, percebe-se que esse tipo de educação não é aplicado em todas as escolas e que o método de educação especial leva a uma exclusão e segregação maior de crianças portadoras de necessidades especiais. Pretende-se demonstrar a importância da escolaridade em escolar regular, onde os alunos possam aprender juntos independentemente de sua situação física ou mental, ficando comprovado por estudiosos o quanto essa convivência sem barreiras e sem preconceitos é benéfica para o deficiente e para a sociedade em geral, sendo a educação inclusiva o caminho para uma sociedade justa e igualitária.

Palavras-chave: Educação inclusiva, Direito constitucional à educação, Pessoa com deficiência.

Publicado
2018-12-09