Goiânia - GO, 25 de Abril de 2024
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Pós-Graduação :: Faculdade Delta
MBA em Comunicação e Gestão em Marketing

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FACULDADE DELTA

PÓS GRADUAÇÃO

MBA EM COMUNICAÇÃO E GESTÃO EM MARKETING

MISSÃO

A FACULDADE DELTA LTDA. encontra-se há cinco anos atuando de forma concreta e ininterrupta na formação educacional e profissional de jovens e adultos, mantendo escola e cursos profissionalizantes de forma eficiente, beneficiando milhares de brasileiros, tendo como princípios básicos à valorização do indivíduo, qualificando e preparando-o para os desafios dos novos tempos.

Neste sentido, ao considerar a educação como prática social, concreta e histórica a CENTRO TECNOLÓGICO DELTA LTDA. integra à sua estrutura a FACULDADE DELTA LTDA., que tem atua no ensino superior de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa.

Tais estudos visam à obtenção de qualidade do fazer pedagógico contextualizado e crítico, valendo-se dos seguintes objetivos:

- Promover o fomento cultural, bem como o desenvolvimento do espírito crítico, científico e reflexivo;

- Divulgar com excelência pedagógica e metodológica os conhecimentos científicos, técnicos e culturais;

- Despertar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional dos docentes e de seus acadêmicos.

Aliadas a isto, são realizadas atividades de prestação de serviço à comunidade, mediante a colaboração de entidades públicas e privadas.

1 - APRESENTAÇÃO

Este MBA proporciona aos participantes, aprofundamento e capacitação na área com ênfase em Comunicação e Marketing com o objetivo de desenvolver competências e instrumentalizar os profissionais que assumem atribuições e responsabilidades de comunicação e marketing em sua trajetória profissional.

2 - JUSTIFICATIVA

O MBA possui uma proposta inovadora e exclusiva, está direcionado para o aprimoramento de gestores e demais interessados que busquem se aperfeiçoar e qualificar suas atividades, bem como, para a formação de pessoal no desempenho de ações.

3 - PUBLICO ALVO

Profissionais dos mais diversos meios que se interessem em se aprofundar nesta formação. Administradores, jornalistas, graduados em publicidade, relações públicas, marketing, design gráfico, desenho industrial, formação em áudio visual e áreas afins.

4 - OBJETIVOS

As organizações públicas e privadas, cada vez mais exigente e bem informadas, necessitam da execução de atividades relacionadas à comunicação e ao marketing para alcançar suas metas de desempenho e o posicionamento desejado.

Como consequência, tem crescido a demanda por profissionais das mais diversas formações que necessitam, dominar de forma mais consistente as competências relacionadas à comunicação e ao marketing.

Assim a Faculdade Delta, com a excelente equipe de profissionais vem suprir essa demanda oferecendo um curso inovador e dinâmico, que ofertará ao mercado profissionais qualificados e bem preparados para a execução de suas atividades.

4.1 - GERAL

Capacitar os participantes a dominar os conceitos, técnicas e ferramentas necessárias para a execução das atividades relacionadas à gerência de marketing e comunicação em empresas públicas e privadas.

4.2 - ESPECÍFICOS:

- Preparar profissionais para as atividades relacionadas à comunicação e ao marketing para alcançar suas metas de desempenho e o posicionamento desejado.

- Formar profissionais que dominem de forma mais consistente as competências relacionadas à comunicação e ao marketing.

4 - ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular está organizada em 10 (doze) módulos obrigatórios. O programa contém 10 disciplinas que retratam o contexto da gestão das IES com ênfase nos sistemas de avaliação contemporâneos, sendo o know how assimilado de maneira pragmática e consistente, perfazendo uma carga horária de 480 (quatrocentos e oitenta reais) horas/aula. E um módulo de 90 horas/aula para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), onde o aluno poderá optar por: Monografia ou Artigo Científico. Totalizando a carga horária do curso em 480 horas/aula.

Cada módulo será ministrado em 24 horas/aulas teóricas e 6 horas/aulas em atividades complementares. Os módulos serão divididos em quatro encontros quinzenais às sextas-feiras no período noturno das 17:30 às 22:30h e Sábado, período matutino das 8:00 às 12:00h e no período vespertino, das 14:00 às 18:00h. A hora/aula será de 60 minutos e cada presença equivale a 1 hora aula. Ao final do módulo o aluno terá que ter cursado no minimo 75% da totalidade do módulo 30 horas/aula para concluir o módulo.

Cada módulo contará com avaliação que terá valor atributivo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). O tipo de avaliação ficará à cargo do professor que terá que explicitá-la e justificá-la devidamente no plano de curso da disciplina. O aluno terá que obter nota acima ou iqual a 7,0 (sete) para concluir cada disciplina.

Tanto o aluno que não alançar 75% da frequência exigida, quanto aquele que não obtiver média iqual ou maior que 7,0 (sete) serão reprovados no módulo e terão que fazer novamente a disciplina, sob pena de não concluir o curso.

Grade do curso

Objetivo

Aprofundar a percepção de alunos, diretores, empresários e profissionais que atuam nas atividades de Marketing, a partir da moderna concepção do Marketing como função empresarial integradora da nova visão dos clientes internos e externos de uma organização.

Valor do Curso: 16 x R$ 230,00

Quadro de Disciplinas

DISCIPLINAS
- Fundamentos dO Marketing - 30 H
- Estatística - 30 H
- Comunicação Empresarial - 30 H
- Marketing de Relacionamentos - 30 H
- Marketing Internacional e E-COMMERCE - 30 H
- Finanças e Preços para Marketing - 30 H
- Planejamento Estratégico de Marketing - 30 H
- Marketing de Serviços E ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 30 H
- Pesquisa de Mercado - 30 H
- Logística e Distribuição - 30 H
- Trabalho de Conclusão de Curso - 120 H
TOTAL: 480 horas

5 - DISCIPLINAS

5.1 - FUNDAMENTOS DOS MARKETING 30 h/a

Ementa: O que é finanças. A relação entre finanças e marketing. Relação entre objetivos corporativos e marketing. Matemática Financeira, Juros Simples e Juros Compostos, Valor Presente e Valor Futuro de um fluxo de caixa. Instrumentos financeiros para tomada de decisão em marketing. Princípios de finanças para análise de projetos e decisões de marketing. Fundamentos de um orçamento de marketing. Conceitos fundamentais em produtos. A inovação em produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Análise do ciclo de vida do produto. Estratégia para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Gerenciamento do portfólio de produtos. A estratégia de marcas. Embalagem e rotulagem. Estratégia de posicionamento. O gerenciamento de produtos e marcas nas organizações. Conceitos básicos, panorama atual e tendências do varejo. Canais de Marketing. Formatos de varejo. Estratégia de varejo. Principais oportunidades de obtenção de vantagem competitiva sustentável no varejo. Composto de varejo. Localização Comercial. Fatores importantes para decisões de localização. Apresentação física da loja e visual merchandising. Promoção de vendas no Varejo. Cálculos para o planejamento e controle da promoção. Marketing Direto: características e vantagens, desenvolvimento da oferta e identificação de clientes. Formas de marketing direto. Call Centers, o que são, sua importância, como dimensionar e avaliar um Call Center. A operacionalização e as principais funções desempenhadas por um Call Center. O Telemarketing como ferramenta: ativo e receptivo, terceirizado ou não.

5.2 - Estatística 30 h/a

Ementa: Estatística aplicada ao marketing. Estatística como ferramenta de gestão administrativa. Pesquisa de Mercado, Tabelas, Tipos de Amostragem e Dados estatísticos. O Macroambiente Doméstico. Evolução dos principais agregados macroeconômicos. O padrão de consumo, renda e de produção. Análise evolutiva da inflação. A perda do poder de compra e suas consequências para a área do marketing. Modelo Econômico. O Banco Central: a política monetária (crédito e juros) e a política cambial (câmbio nominal e real). A atuação do Setor Público: a política fiscal. O cenário nacional e internacional: perspectivas para o marketing.

5.3 - Comunicação Empresarial 30 h/a

Ementa: Conceito e processo de Comunicação. Evolução e novas tendências na área de comunicação (da mídia de massa à mídia individualizada e participativa, a Aldeia Global a web e a interatividade, o jornalismo participativo do conceito de públicos ao de stakeholders, o Branding Sensorial); a dinâmica e as diferentes ferramentas do composto de Comunicação empresarial com suas aplicações e limites (propaganda, promoções, merchandising, relações públicas, marketing direto, endocomunicação, assessoria de imprensa, mídia alternativa e marketing viral). A ética na comunicação. Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing

5.4 - Marketing de Relacionamentos 30 h/a

Ementa: O comportamento do consumidor. Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social, antropológica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra e processo decisório de consumo. O comportamento do consumidor organizacional. Fundamentos do Marketing de Serviços. Diferenças entre serviços e produtos. Gestão da qualidade em serviços. Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Monitoração da satisfação do cliente. Tangibilização dos serviços. Desenvolvendo a percepção dos clientes. Marketing Interno. Estratégia em Serviços. Em busca do composto ótimo.

5.5 - Marketing Internacional e E-COMMERCE 30 h/a

Ementa: Demandas do mercado global. Estratégias de internacionalização: multinacionais, globais, internacionais e transnacionais. Diferenciais competitivos do executivo transnacional. Interfaces entre os Business Managers,Country Managers, Marketing Mix aplicado aos negócios internacionais: decisão de produto global, customizado ou local. Decisão de preço de entrada e manutenção nos mercados globais. Decisão de comunicação global ou local. Decisão de canais de distribuição internacionais. Cases de internacionalização de empresas brasileiras. A Internet e os negócios. Surgimento da Internet comercial. A Internet e a estratégia das empresas. Operações, tecnologia e segurança. Tecnologia de comércio eletrônico. Entendendo o público alvo o consumidor on-line. Marketing em negócios na Internet. Segmentação, metas e posicionamento competitivo no ambiente da Internet. Impacto da Internet nos programas de marketing. Administração do esforço de marketing on-line.

5.6 - Finanças e Preços para Marketing 30 h/a

Ementa: O ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Influência do macro ambiente. Análise da concorrência. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. A Importância dos custos na formação do preço. Principais classificações dos custos e despesas. Margem de contribuição. Sistemas de custeio. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços. Políticas de preços para novos produtos. Preço de serviços.

5.7 - Planejamento Estratégico de Marketing 30 h/a

Ementa: Alinhamento empresarial. Conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM). Componentes do PEM. Visão, valores, políticas e missão. Análise de cenários. Identificando oportunidades. As matrizes. Análise das forças competitivas. Arquitetura estratégica. Formulação de objetivos e metas. Estratégia competitiva de Porter. A cadeia de valor. Posicionamento estratégico. Fazendo o PEM acontecer. Implementação do PEM. Avaliações financeiras. Feedback e controle. Formatação e apresentação do relatório do PEM.

5.8 - Marketing de Serviços E ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 30 h/a

Ementa: Ética nos negócios e nos relacionamentos com os diferentes públicos (stakeholders). O cliente e o Código de Proteção dos Direitos do Consumidor. Práticas comerciais lesivas. Três dimensões do Desenvolvimento Sustentável: econômico, social e ambiental. Avaliação do estágio da Responsabilidade Social e imagem da empresa. Investimentos sociais nas áreas da cultura, meio-ambiente, assistência social, educação e esportes. Publicação do Balanço/Relatório Social. Normas ISO 14000.

5.9 - Pesquisa de Mercado 30 h/a

Ementa: Aplicações da Pesquisa de Marketing. Sistema de Informação de Marketing. Planejando uma pesquisa. A pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa e outras classificações. Segmentação de mercado: Objetivos da segmentação. Benefícios e limitações da segmentação. Critérios de Segmentação. Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. O processo da venda. Relacionamento baseado em valor. Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho. Relacionamento comercial. Fatores críticos de sucesso.

5.10 - Logística e Distribuição 30 h/a

Ementa: Importância da Logística na moderna economia. Suprimentos. Armazenagem. Modalidades de transporte. Logística de resposta de serviços (LRS). Supply Chain Management (SCM). Tecnologia da informação na Logística.Canais de distribuição. Características e funções. Estratégias de canais de distribuição. Trade Marketing. Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas. O conceito de marketing aplicado aos canais de vendas. A importância de Trade Marketing para as organizações.

5.11 - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - 60 h/a

Ementa: Orientação quanto a escolha do tema/assunto do trabalho que poderá ser monografia ou artigo científico de acordo com a opção do aluno. Respeitando as normas da Faculdade para a elaboração do trabalho cientifico. Orientação na construção da hipótese, objetivos, justificativa, e outros elementos que constituem o trabalho, bem como o acompanhamento na elaboração e estruturação do trabalho e as correções até a finalização do trabalho e entrega.

ASPECTOS GERAIS DO CURSO

Início: Agosto de 2013.

Término: Fevereiro de 2014.

Horário: Sábado, período matutino das 8:00 às 12:00h e no período vespertino, das 14:00 às 18:00h.

Periodicidade: Os encontros ocorrerão quinzenalmente.

Local: Nas dependências da Faculdade Delta.

Público Alvo: Portadores de Diploma de Graduação reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação.

Carga Horária: 480 horas/aula.

Número de Vagas: no mínimo 30 alunos.

Título Concedido: Especialista MBA em Comunicação e Gestão em Marketing.

ASPECTOS ESTRUTURAIS DO CURSO

Processo Seletivo: Análise de Currículo.

Requisitos obrigatórios: Cópia autenticada do Diploma de Graduação nas diversas áreas do saber ou documento de conclusão do curso que confirme a existência do Diploma da Graduação.

Será considerado aprovado no curso de Pós Graduação o aluno que:

- Frequentar, no mínimo, 75% da carga horária prevista;

- Obter média mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina cursada e concluir todos os módulos;

- Tiver seu trabalho de conclusão de curso aprovado.

Documentos necessários para a realização da matrícula:

- Cópia autenticada de Diploma de Graduação ou documento/declaração equivalente da Instituição de Ensino Superior;

- Cópia autenticada do Histórico escolar da graduação em qualquer modalidade de ensino superior;

- Cópia da cédula de Identidade;

- Cópia do CPF;

- Cópia do Título de Eleitor;

- Cópia do Certificado de Reservista;

- Comprovante de endereço;

- Curriculum Vitae resumido;

- 1 foto 3x4 recente;

- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Coordenação

Msca. Daniele Lopes Oliveira

Esp. Tatiana Gonçalves
 

 
 
 
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